segunda-feira, 19 de março de 2007

Fotografia Contemporânea: Andreas Gursky


Andreas Gursky/99 Cent II Dyptichon, 2001

Você consegue imaginar que essa foto acima, que retrata uma loja que vende produtos de 99 centavos, foi vendida num leilão por 2,48 milhões de dólares? Antes de você ficar revoltado com as injustiças do mercado capitalista, é interessante observar a obra deste que é um dos maiores fotógrafos contemporâneos no mundo hoje.

Andreas Gursky é um fotógrafo alemão que estudou junto com o casal Hilla e Bernd Becher, na escola Düsseldorf Art Academy. Hilla e Bernd são um dos mais influentes artistas dos últimos 50 anos. Eles faziam uso da foto de arquitetura para registrar a herança visual da máquina industrial que estabeleceu os alicerces da nossa sociedade. As fotos, feitas sistematicamente com a mesma composição e estética, são colocadas lado a lado para um estudo comparativo da arquitetura funcional.

Gursky, usando a mesma técnica de riqueza de informação visual, chegando ao excessivo, começou a analisar a sociedade com o mesmo olhar comparativo, só que em vez da arquitetura industrial, suas fotos se voltaram mais para comportamentos sociais, referências da cultura do consumo, da mídia em massa. O valor da foto vendida, no final, se torna uma ironia e mais uma razão do estudo visual da nossa sociedade.
.
Se quiser ver mais trabalhos de Gursky, clique aqui ou aqui.
Para ver trabalhos de Hilla e Bernd Becher, clique aqui.

Um comentário:

mariana vasconcellos disse...

mesmo explicado, é uma grande viagem.

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 2.5 Brazil License.