Numa reportagem feita pela NY Times, o jornal mostra como o financiamento privado às artes vem diminuíndo drasticamente nos últimos 10 anos. De acordo com a organização Giving USA Foundation, na última década (entre 1994 e 2004) o valor deste investimento filantrópico de grandes empresas caiu pela metade. Em 1994, 9,5% da filantropia era destinada às artes e em 2004, o último censo realizado sobre o assunto, o número caiu para 4%. Como esse dinheiro sai do departamento de Marketing das empresas, o dinheiro é literalmente visto como um investimento, e sendo assim, algo que traga um retorno à imagem da companhia - quer dizer, controle do está sendo feito e mostrado.
Com dificuldades de controlar a produção artística, muitas empresas se voltaram para investimentos na área de saúde e serviços sociais. Louvável, mas de novo, de muito destaque e marketing, e menos para o projeto social em si. Quem quiser procurar patrocínio para uma produção cultural, tem que pensar nas empresas que se relacionem às características do seu projeto. Exemplo: O grupo de dança City Center's Fall for Dance conseguiu patrocínio da Time Warner. Lisa Queiroz, vice-presidente de responsabilidade administrativa da Time diz ter ficado muito feliz: "A Time Warner dá dinheiro para os grupos artísticos quais atividades tenham uma conexão direta com os seus negócios". Ela ressalta que a City Center's Fall for Dance tem um apelo com grupos de diversas etnias e idades, exatamente a audiência que a Time Warner busca. Quem quiser ler o artigo todo, clique aqui.
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007
Cada vez menos dinheiro para as Artes
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