sábado, 28 de abril de 2007

Auto-retratos: Espelhos digitais comprimido no tempo

Ahree Lee's "me"

Tentativas de criar auto-retratos realísticos sempre foi um veículo de romanticismo, melancolia; tentar parar o tempo para preservar um momento físico e emocional que logo desaparece. Pense em Van Gogh, Rembrandt, Picasso, Henri Cartier-Bresson, e Chuck Close, para só nomear alguns.
Andy Warhol levou ainda mais longe, utilizando o conceito de máscaras, introduzindo assim a idéia do auto-retrato móvel. Ele carregou uma filmadora com um minuto de filme e convidou pessoas a fazerem seus próprios filmes-retratos, sozinhos numa sala com a câmera ligada. A variedade de emoções, os tiques nervosos e desconfortos revelaram muito sobre a pessoa por detrás da "máscara" e assim retratam ondas de emoções que dificilmente conseguem ser passado com uma imagem fixa. Apesar de não ter mais ninguém presente na sala, o sujeito não tem controle. Eles se tornam vulneráveis. Inseguranças e descomforto se tornam claramente visíveis, como neste video de Bob Dylan:

Algumas semanas atrás, o The New York Times publicou um artigo sobre uma nova tendência de séries de auto-retratos feitos ao longo de um determinado tempo, em sequência, às vezes adicionado uma música, e publicados via sites como o YouTube. Esse tipo de material tem se tornado possível para qualquer pessoa devido ao uso em massa de câmeras digitais, a programas como Photoshop, Quicktime e a sites como o YouTube e Google Videos.

Estes projetos são muito mais controlados, introspectivos, como um estudo em frente a um espelho, ainda assim feitos com uma linha forte de objetividade e disciplina estrita (uma regra: todos os dias, no mesmo horário, sentar em frente a câmera a mesma distância, e tirar a foto..).

Mas o que impressiona nestes anos de vida comprimida em minutos, é o quão pouco algumas pessoas mudam (a máscara sempre está lá) enquanto outras se deixam levar, e assim podemos observar o quão fantástico são as mudanças visuais e emocionais pela qual uma pessoa passa ao decorrer de 8 anos, por exemplo:


Andy Warhol, assim, estava certo, quando disse que todo mundo tem uma chance se ser famoso por 15 minutos (ou um pouco menos na nossa era digital de alta-velocidade).

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Idéias e inovadores

Quem nunca sentou numa roda de amigos e teve idéias de como mudar o mundo? Em 1984, um grupo chamado TED começou a reunir anualmente as maiores mentes do mundo num encontro secreto em Monterey, Califórnia. Até 2003 a conferência ainda era secreta e só para 1000 pessoas seletivas que ainda tinham que pagar até 4.000 dólares para estar lá. Desde então a conferência se tornou aberta e agora pode ser vista na web. Milhares de apresentações de especialistas do mundo inteiro estão disponíveis no site www.ted.com. Os temas são os mais diversificados, mas podem ter certeza de uma coisa: todos os vídeos trazem informações extremamente relevantes sobre a nossa sociedade e irão lhe fazer refletir bastante sobre a sua própria vida e comunidade.

Além do site, pode procurar por vídeos no YouTube ou Google Videos escrevendo tedtalks.

Aproveitem e aprendam!

terça-feira, 10 de abril de 2007

Reality show sobre Fotografia

O canal Bravo está gravando um piloto de um reality show sobre fotografia, chamado "Money Shot". A idéia segue o sucesso recente de outros programas como o "Project Runaway" que retrata o mundo fashion, "Top Chef" que mostra a competitividade no mundo da culinária, entre outros.

O programa "Money Shot" será televisionado semanalmente. Fotógrafos participarão de competições semanais em torno de um conceito e os seus trabalhos serão criticados por um painel de profissionais. Aqueles que não conseguirem passar a mensagem da forma mais dramática e interessante, terão que ir embora.

A dica veio do site Variety.
 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 2.5 Brazil License.